Os cogumelos alucinógenos, ou cogumelos mágicos, têm sido utilizados amplamente por pessoas que buscam vivenciar experiências transcendentais.
De fato, a ingestão dos cogumelos mágicos promove grandes alterações sensoriais. Logo, isso faz com que os usuários dos psicodélicos realizem uma verdadeira viagem ao “eu interior”, na qual o despertar espiritual pode ocorrer.
O contato com esse universo paralelo se deve aos efeitos da psilocibina, usada droga recreativa, que provoca sentimentos de euforia e distorção sensorial. Além disso, há outros efeitos no cérebro, que vamos conhecer mais neste artigo!
Cogumelos alucinógenos e a psilocibina
A psilocibina é um alucinógeno que age ativando os receptores de serotonina , mais frequentemente no córtex pré-frontal: a parte do cérebro que afeta o humor, a cognição e a percepção.
Os cogumelos alucinógenos também causam efeitos em outras regiões do cérebro que regulam as respostas de excitação e pânico.
Entretanto, a psilocibina nem sempre provoca alucinações visuais ou auditivas ativas. Em vez disso, distorce a forma como os usuários dos psicodélicos percebem objetos e pessoas que estão ao seu redor.
Efeitos mais abrangentes dos cogumelos mágicos
Os possíveis efeitos da psilocibina incluem:
- Sensação de extrema euforia;
- Despertar espiritual;
- Mudanças repentinas das emoções;
- Tonturas e vertigens;
- Sonolência;
- Pupilas dilatadas;
- Náusea e confusão mental;
- Paranóia;
- Dificuldade em separar a realidade do imaginário;
- Sensações corporais incomuns (como se a pessoa estivesse flutuando)
- Desinibição;
- Despersonalização ou sensação de estar desligado do ambiente;
- Pensamento distorcido, bem como muitos outros efeitos.
Todas essas reações provocadas pela psilocibina não aparecem, necessariamente, em todas as pessoas que a experimentam. Há, portanto, variações, de acordo com o estado mental individual e com a interação com o ambiente.
Tempo de efeito dos cogumelos psicodélicos no cérebro
Depois que uma pessoa ingere os cogumelos psicodélicos, a psilocibina é absorvida pelo intestino. Então, o metabolismo corporal converte a psilocibina em psilocina.
Os efeitos alucinógenos da psilocibina surgem, geralmente, após 30 minutos de ingestão, durando cerca de 4 a 6 horas.
Em alguns indivíduos, as mudanças na percepção sensorial e nos padrões de pensamento podem durar vários dias.
Efeito emocional do cogumelo: o que diz a pesquisa da Universidade Johns Hopkins
Um estudo da Universidade Johns Hopkins (JHU), nos EUA, reforça a importância da substância psicoativa derivada dos cogumelos do gênero Psilocybe para o tratamento da depressão.
Mas o mais interessante é que a pesquisa apontou que as emoções positivas podem se prolongar por mais de uma semana. Ademais, depois de 30 dias agindo no cérebro, o psicoativo continua criando novas conexões cerebrais.
Uma vez que a psilocibina é metabolizada de forma rápida pelo corpo, os vestígios da substância desaparecem em 7 ou 30 dias.
Resultados dos testes com cogumelos mágicos em voluntários
O pesquisador Roland Griffiths, aliado ao grupo de pesquisadores sobre psicodélicos, utilizou uma dose alta de psilocibina para realizar o estudo.
Então, cerca de 12 pessoas saudáveis (sem transtornos mentais), pesando por volta de 70 kg, receberam 25 mg de psilocibina.
Eles passaram por vários testes e questionários padronizados, cujo objetivo foi avaliar o estado mental e as emoções positivas e negativas de cada um deles.
Contrariamente ao que acontece com pessoas cronicamente deprimidas, constataram aumento das primeiras e redução das últimas.
Esse padrão benigno, entretanto, se manifestou somente no prazo de uma semana. Nos questionários respondidos depois de 30 dias, os participantes retornaram aos escores medidos antes da dose de psilocibina.
Com base em imagens dinâmicas de atividade cerebral, a equipe de pesquisadores da JHU verificou que novos padrões de comunicação entre regiões cerebrais surgiram, indicando a existência de novas conexões entre neurônios.
Isso explicaria as vantagens do uso dos psicoativos em quem sofre de transtornos mentais acompanhados de sentimentos negativos.
Psilocibina: seu papel no tratamento contra tabagismo e alcoolismo
A duração de até um mês dos efeitos da substância psicoativa é um fator animador para os especialistas.
Afinal, isso mostra que a psilocibina pode ter uma utilização promissora nos tratamentos de vários transtornos mentais – mesmo com uma única dose.
A psilocibina também está em testes preliminares para tratamento da dependência de álcool e tabaco, pelo grupo de Roland Griffiths, na Universidade Johns Hopkins.
Gostou do artigo da Natureza Sana? Acesse nosso site e veja como comprar cogumelos mágicos desidratados in natura – Psilocybe Cubensis e outros produtos com frete grátis!