Um estudo publicado pelo Journal of Alzheimer ‘s Disease em dezembro de 2018, aponta que comer cogumelos mais de duas vezes por semana reduz em 50% o risco de problemas de memória, mas será que a saúde da memória e o consumo de psicodélicos estão associados?
Sabemos que os cogumelos contêm diversas substâncias, e muitas delas alucinógenas. Porém, o estudo mostrou que o consumo deste alimento tem efeito protetor para o cérebro.
Isso ocorre porque os cogumelos são ricos em substâncias antioxidantes, e este é um potente aliado na prevenção do comprometimento cognitivo leve.
Existem muitos fatores que contribuem para a prevenção da demência e a falta de memória, como, por exemplo, praticar atividades físicas e se alimentar corretamente. No entanto, o assunto que vamos abordar aqui neste post, é o fato de os psicodélicos estarem ligados a essa condição mental. Veja a seguir.
Qual é o significado de psicodélico?
O significado da palavra psicodélico vem da origem Grega. Esse termo é muito utilizado quando uma pessoa apresenta delírios devido ao consumo de drogas ou alguma doença mental, assim dizendo(o sujeito está delirando).
Um grande número de substâncias alucinógenas é encontrado na natureza, principalmente nos cogumelos.
A ciência vem evoluindo não é de hoje, e já há várias substâncias derivadas dessas plantas sintetizadas em laboratório, dos quais o LSD é o mais conhecido entre eles.
O uso dos cogumelos como alucinógenos é feito desde as civilizações antigas, em rituais religiosos ou por curandeiros. Antes mesmo do nascimento de Cristo, eles já eram usados pelos nativos de diversas regiões.
Ainda hoje, algumas espécies de cogumelos são muito usadas principalmente na culinária e para o tratamento de algumas doenças.
O Psilocybe Cubensis, Pluteus e o Paneoulus são algumas das espécies encontradas no Brasil. Existem cerca de 1.000 espécies registradas, e 200 delas são da espécie que contém substâncias alucinógenas.
O que são cogumelos com efeitos psicodélicos?
Os cogumelos que têm substâncias psicodélicas, são um tipo de fungo que cresce no solo e contém substâncias psicoativas. Tais substâncias são capazes de promover alterações cerebrais em algumas regiões do cérebro, e alterar a percepção do indivíduo à sua volta.
Dentre os efeitos psicoativos pode haver:
- Alterações sensoriais;
- Alterações visuais;
- Aumento de confiança;
- Sonolência, mudança de consciência;
- E em algumas pessoas até alucinações.
Todos esses efeitos são causados porque os cogumelos possuem substâncias psicodislépticas.
Quando ingerida, a psilocibina entra no organismo e é transformada em psilocina. Então, essa seria a substância causadora dos efeitos alucinógenos, resultado esse semelhante ao LSD, no entanto com efeitos mais curtos e leves.
Isso ocorre porque a substância psicodélica do cogumelo liga regiões do cérebro que não se comunicam e que normalmente estão bloqueadas.
Conexões cerebrais, memória e consumo de psicodélicos
Estudiosos descobriram, a partir da análise de ressonância magnética, que as conexões cerebrais podem ser interrompidas pelas substâncias encontradas nos cogumelos.
Publicado no mês de abril de 2022 na Nature Medicine, um estudo mostra que pessoas tratadas com substâncias psicodélicas tiveram uma melhora do quadro de depressão. Mas, como isso pode ajudar a memória?
As pessoas que receberam o tratamento com psicodélicos apresentaram aumento nas conexões cerebrais na área onde atuaria a serotonina. Ou seja, a psilocibina, um desses ativos, reduziu a conexão das áreas do cérebro ligadas à depressão, e aumentou a conexão das áreas da serotonina, o hormônio da felicidade.
O estudo sugeriu que os psicodélicos atuam de forma diferente no cérebro comparando com remédios antidepressivos. Portanto, a substância pode tornar o órgão mais flexível e menos propenso a padrões repetidos de pensamentos negativos.
A depressão, segundo os estudiosos, torna o cérebro mais rígido e restrito a informações, e isso enfraquece a memória.
Os resultados também mostraram que os voluntários do estudo estavam menos sensíveis emocionalmente, e com uma melhora significativa no funcionamento cognitivo.
Ainda podem existir outras substâncias capazes de aumentar a saúde cerebral segundo os estudiosos. Essas substâncias estão presentes nos cogumelos cujo papel exato na saúde cerebral, ainda está sendo estudado.
Veja alguns compostos presentes nos cogumelos:
- Hericenonas;
- Erinacinas;
- Scabroninas;
- Dicty;
- Dictyophorinas.
Atuando no cérebro, essas substâncias são capazes de inibir a produção de beta-amiloide e tau fosforilada. Essas duas proteínas tóxicas se acumulam no cérebro, e causam o Alzheimer, falta de memória, esquecimentos e outros tipos de demência.
Os psicodélicos podem contribuir para o crescimento de células cerebrais saudáveis, o que gera resultados surpreendentes na memória, porém precisam ser mais estudados.
Quais são os benefícios das substâncias do cogumelo para a memória e o corpo?
Como podemos ver até aqui, os estudos mostram que o consumo de cogumelos fazem bem à saúde mental, porém os benefícios das substâncias psicodélicas podem ir além dos benefícios mentais.
Confira alguns dos benefícios do cogumelo:
- Estimulam a renovação dos nervos;
- Melhoram a depressão;
- Aumentam a imunidade do corpo;
- Protegem os mecanismos de defesa do corpo;
- Ajudam agentes quimioterápicos a funcionar melhor.
Onde encontrar produtos psicodélicos para memória?
Você encontra cogumelos para consumir frescos, em feiras e mercados. O Reishi e o Juba de Leão, assim como outros tipos de cogumelos para benefícios da memória e do cérebro, não são tão fáceis de achar nesses lugares.
Por isso, podem ser encontrados na internet e adquiridas em lojas on-line.
Embora apresentem muitos benefícios para a saúde mental, as substâncias psicodélicas podem causar intoxicação nas pessoas. Por isso, é fundamental consumi-las com moderação e apenas com a recomendação de um médico em caso de medicamentos.
Psicodélicos para a memória: conclusão
Os benefícios psicodélicos retirados dos cogumelos para o benefício do cérebro e do corpo humano, são inúmeros.
Em resumo, as substâncias contidas nesses fungos podem aumentar a imunidade, estimular a regeneração dos nervos e diminuir os sintomas e os agravantes da depressão.
Estudos mostram ainda que os cogumelos que fornecem tais benefícios, são: Juba de Leão, Reishi, Cauda de Peru e o Lingzhi.
Por fim, não menos importante, é indispensável dar atenção à procedência do alimento para evitar problemas com intoxicação e danos à saúde.Visite o nosso site e venha conferir outros posts como esse, e saiba mais sobre sua saúde.