Tratamento e prevenção de doenças do fígado com Ganoderma Lucidium

No Brasil cerca de 400 mil pessoas anualmente recebem o diagnóstico de doenças no fígado. Porém, estudos atuais revelam benefícios do cogumelo Ganoderma Lucidium no tratamento de doenças relacionadas a esse órgão.

Conhecido há milhares de anos, o fungo tem propriedades curativas, antivirais e anti-inflamatórias no organismo humano. Sendo assim, ele pode contribuir para o tratamento de doenças como a hepatite A,B,C, cirrose e câncer, além do excesso de gordura no fígado.

O cogumelo Ganoderma Lucidium é comercializado no mundo todo em forma de cápsulas e extratos secos. Dessa forma já é possível prevenir e tratar inúmeras doenças no fígado utilizando a planta medicinal com orientação médica.

Quer saber a importância do cogumelo na medicina atual e como ele contribui para a prevenção e tratamento de doenças do fígado? Confira mais a seguir.

Fígado: doenças mais comuns

A correria do dia a dia, a má alimentação, o sedentarismo e o estilo de vida das pessoas contribuem para a transmissão e o surgimento de várias doenças no fígado. Como por exemplo:

  • Gordura no fígado;
  • Cirrose;
  • Hepatite A, B e C;
  • Câncer.

O fígado humano é um dos maiores órgãos do corpo pesando aproximadamente 1,5 kg, e cerca de 20 cm de diâmetro. Ele ainda tem a capacidade de regenerar completamente seu tamanho normal após uma cirurgia de remoção da metade do seu volume.

Ele também é o órgão responsável por filtrar as toxinas presentes no sangue e no organismo e sintetizar o colesterol. 

Contudo, há algumas doenças que atingem esse órgão e podem causar a falência total do fígado prejudicando a saúde do ser humano.

Essas doenças atingem o fígado de forma silenciosa e os sintomas são quase imperceptíveis. Muitas vezes o paciente precisa de transplante de órgãos ou tratamentos agressivos como cirurgia e quimioterapia para sobreviver.

Confira as principais doenças do fígado a seguir:

Hepatite A

A hepatite A é uma doença infecciosa que afeta o fígado humano. Sua transmissão ocorre através de água e alimentos contaminados com material fecal.

A transmissão da doença ainda ocorre através do aperto de mãos entre pessoas contaminadas e relação sexual desprotegida.

Os sintomas são comuns em uma virose, como por exemplo febre, náuseas, diarreia e olhos amarelados.

Hepatite B

A hepatite B também é uma inflamação do fígado e pode se desenvolver de forma aguda ou até persistir por mais de seis meses no organismo. A doença causa principalmente a inflamação do fígado ou o endurecimento do órgão (fibrose).

A doença pode evoluir para cirrose, causando o mal funcionamento do fígado. Em alguns casos, causa câncer primário do fígado, precisa ser feito exame de sangue ou teste rápido para diagnosticar a doença.

A vacina da Hepatite B, bem como a prevenção, costumam ser as melhores formas de evitar a disseminação da doença.

Hepatite C

Essa é a forma mais agressiva de infecção no fígado causada pelo vírus da hepatite. Este vírus atinge o fígado causando uma inflamação crônica, podendo evoluir para cirrose lentamente e de forma silenciosa sem que a pessoa sinta algum sintoma.

Quando detectada, geralmente está em sua fase avançada, e é comum o paciente notar o aumento do abdome, olhos amarelados e pernas inchadas.

Se não diagnosticada precocemente, pode causar a falência do órgão.  E o tratamento deve ser feito com drogas antivirais por até 6 meses.

Cirrose

Esta doença é causada por uma infecção persistente no fígado, e é o processo final de uma doença crônica nesse órgão. Sua principal característica é a alteração da estrutura do órgão que fica fibroso e cheio de nódulos.

Normalmente a doença é causada pelo uso excessivo de álcool ou má alimentação. Porém, também é causada pela evolução da hepatite B e C, se não diagnosticada e tratada corretamente pode levar o paciente a óbito.

Câncer do fígado

O câncer de fígado é um tumor maligno que tem sua origem nas células que formam o órgão. Pessoas com gordura no fígado, cirrose hepática ou que fazem uso exagerado de medicamentos e anabolizantes, correm maiores riscos de desenvolver o câncer.

Os sintomas costumam aparecer quando a doença já está em seu estágio avançado. Os principais sintomas são dores no abdome, olhos amarelados, perda de apetite e enjoos.

O tratamento é feito com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio da doença e das condições de saúde do paciente.

As chances de vida do paciente aumentam se a doença for diagnosticada precocemente.

Ganoderma Lucidium e o tratamento de doenças do fígado

Embora a ciência tenha evoluído nas últimas décadas com o auxílio da tecnologia e das plantas medicinais, o ser humano ainda está longe de se livrar totalmente das doenças virais e infecciosas.

A exemplo, a pandemia causada pelo vírus do SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19. O vírus mudou completamente a cara do mundo que conhecíamos até então.

Pesquisadores e cientistas do mundo todo buscam diariamente através de pesquisas e testes, medicamentos e vacinas para controlar ou combater doenças, infecções e vírus.

Algumas dessas pesquisas estão concentradas nos cogumelos, especificamente no cogumelo Ganoderma Lucidium.

O cogumelo apresenta características curativas e preventivas principalmente em doenças no fígado.

Em seu corpo frutífero, ele possui polissacarídeos, proteínas, sais minerais, antioxidantes e outros elementos hipoglicemiantes que regulam o açúcar e o colesterol do fígado.

Além disso, as propriedades presentes no cogumelo atuam para a melhora da imunidade do ser humano. Ou seja, fortalece o organismo e previne o corpo de várias doenças e vírus, incluindo o câncer de fígado.

Como a medicina descobriu os benefícios do cogumelo Ganoderma Lucidium na saúde humana?

A cerca de 4 mil anos o cogumelo Ganoderma Lucidium está presente na alimentação e nos rituais religiosos dos humanos. O cogumelo era consumido pelos nobres antepassados como fonte da juventude e símbolo da imortalidade.

De lá para cá, no entanto, outras espécies do fungo também ficaram conhecidas, e o cogumelo passou a fazer parte da alimentação de algumas culturas.

Ele está presente principalmente na Ásia em forma de alimento ou suplemento para aumentar a saúde do corpo. É consumido em forma de chá, sopas, saladas e grelhados.

Contudo, estudos mais recentes revelaram que este cogumelo é um poderoso superalimento e traz benefícios à saúde do fígado. Ele é muito rico em aminoácidos, fibras e vitaminas essenciais para o corpo.

Além disso, o cogumelo Ganoderma Lucidium não possui toxinas, e nem efeitos colaterais para quem o ingere. Ou seja, ele não é venenoso.

Sendo assim, o alimento ficou conhecido mundialmente como um fitoterápico que traz inúmeros benefícios à saúde humana. Por isso, passou a ser comercializado em forma de cápsulas, em pó ou extrato seco para o mundo todo.

Como o cogumelo Ganoderma Lucidium contribui para saúde do fígado

O fígado humano filtra o sangue e elimina as toxinas do organismo, sem ele é praticamente impossível sobreviver.

Estudos já associaram o cogumelo como um aliado da saúde desse órgão, porque ele possui propriedades antioxidantes e regenerativas. Ou seja, características essenciais para a saúde do fígado.

Os testes de laboratório ainda mostraram que o cogumelo possui efeitos anti-inflamatórios, regula glicemia, antibacteriano, antiviral e protege o fígado contra lesões hepáticas causadas pela hepatite e cirrose.

Além disso, mostrou que o cogumelo tem poucas calorias e pode ser incluído na dieta para perda de peso e controle da gordura do fígado. Ou então em forma de suplemento vitamínico para aumentar a imunidade do corpo. 

No entanto, para garantir uma boa saúde do fígado as pessoas têm que ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente. Principalmente evitar o uso de drogas e álcool em excesso.

Confira os benefícios do cogumelo Ganoderma Lucidium para o fígado e o corpo:

  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o acúmulo de placas de gordura no sangue e no fígado;
  • Previne o avanço da hepatite A, B e C;
  • Contribui para o tratamento da cirrose hepática;
  • Previne a obesidade e auxilia no tratamento da perda de peso;
  • Desintoxica o organismo principalmente o fígado;
  • Combate o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no tratamento de câncer do fígado e outros tipos de câncer.

Como utilizar o cogumelo Ganoderma Lucidium no tratamento de doenças do fígado

A melhor forma de evitar as doenças do fígado é preveni-las, como por exemplo, moderar o uso de álcool, drogas e alimentos gordurosos. No entanto, o cogumelo Ganoderma Lucidium é um ótimo aliado na prevenção de doenças deste órgão.

Para prevenir doenças do fígado, indica-se tomar 200 ml de chá do extrato de cogumelo diariamente, ou 1 cápsula do suplemento em pó antes das principais refeições. 

Ele vai agir no organismo como anti-inflamatório e poderoso antioxidante, repondo vitaminas e sais minerais, prevenindo assim o surgimento de doenças.

Por fim, vale ressaltar que o consumo de cogumelo não substitui o tratamento médico para qualquer doença do fígado. E para incluir o fundo na sua dieta, você deve consultar um nutricionista ou um médico.

Artigos mais recentes

Entre na sua conta para ter acesso a diferentes funcionalidades

Esqueceu sua senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

Criar conta

Seus dados pessoais serão usados apenas no auxílio a sua experiência neste website, para administrar o acesso à sua conta.