O cogumelo juba de leão possui uma forma diferenciada dos outros cogumelos comuns que possuem talos e chapéus. Dependendo de sua variedade ele se assemelha mais a um ouriço. Você sabe como cozinhar cogumelo juba de leão?
Ele é branco e creme e seu tamanho varia entre médio e grande. São redondos e alongados com uma só base oculta. Ela é fibrosa e dura e coberta por espinhos sobrepostos e finos.
Eles possuem uma textura macia e em borracha. O sabor é suave semelhante aos frutos do mar como a lagosta ou caranguejo. Antes de saber como cozinhá-los vamos, então, conhecer um pouco mais sobre ele.
O que é cogumelo juba de leão?
Também conhecido como Hericium erinaceus. Considera-se selvagem e comestível pertencente à família Hericiaceae. Possui outros nomes como fungo Bearded Tooth, cogumelo pompom entre outros.
Encontra-se em porções recém-cortadas de árvores vivas que possuem madeira dura tais como a nogueira, carvalho, faia americana, e bétula.
Pertence ao grupo dos chamados fungos dentais. É difícil de se encontrar na natureza, sendo, portanto, raro porque tende a crescer no lugar mais alto das árvores.
Cultiva-se, entretanto, em serragens e toras para fins comerciais. Os cogumelos juba de leão crescem no mundo todo e utiliza-se para diversas aplicações tais como na culinária para substituir a carne, e para fins medicinais na Ásia .
Pelo seu valor nutricional auxiliam na proteção da saúde geral do corpo humano por conterem potássio, cálcio, beta glucana e polissacarídeos de zinco.
Você sabe como cozinhar cogumelo juba de leão?
Os cogumelos juba de leão são mais usados para aplicações cozidas, como por exemplo, fritar, assar e refogar. Por ter uma textura carnuda é muito utilizado para substituir a carne, como por exemplo, cordeiro, porco e frutos do mar.
Geralmente são salteados e servidos em massas, sopas, saladas e hambúrgueres. Por ter um sabor bem suave ele consegue captar de modo muito fácil os sabores dos outros ingredientes que o acompanham como também servem de acompanhamento para pratos principais.
Para prepará-lo você deve lavar bem ou escová-lo. Depois disso precisa espremê-lo como se fosse uma esponja a fim de remover todo o excesso de água.
Por ter como uma das suas características ser bem absorvente muita água poderá estragar o sabor assim como a textura do prato.
E então finalmente pode cozinhá – los. Os cogumelos juba de leão podem combinar muito bem com gengibre, maçã, alho, manteiga, salsa, alecrim, açafrão, páprica, limão, castanha de caju e caldo de galinha.
Para armazená-los de forma adequada por alguns dias coloque o cogumelo em um saco de papel dentro da geladeira. Podem também cozinhá-los e congelá-los por alguns meses.
Informações étnicas e culturais
Os cogumelos juba de leão são utilizados há muitos séculos pela medicina oriental tradicional. Embora sejam atribuídos a ele benefícios ao corpo, nenhuma pesquisa efetivamente conseguiu comprovar seus atributos.
No Japão e na China, o cogumelo juba de leão é utilizado em modo de suplemento ou consumido fresco com o objetivo de melhorar a memória, combater inflamações, reduzir a ansiedade e servir de estímulo ao sistema imunológico.
Eles também são usados para serem aplicados em feridas na pele com a finalidade de acelerar o processo de cicatrização. Além de serem consumidos na forma fresca podem também ser secos e algumas vezes combinados com outros cogumelos para a produção de um tônico para tratar a má digestão e úlcera gástrica.
Onde encontram-se os cogumelos juba de leão?
Eles crescem na forma selvagem em lugares onde o clima é temperado. Há séculos encontram-se na Europa, América do Norte, em especial no sudeste e também na Ásia principalmente no Japão, Coréia e China.
Atualmente estes cogumelos encontram-se na forma fresca em mercados de agricultores e mercearias especializadas. Já na forma seca, e em cápsulas encontra-se, então, em lojas que vendem medicamentos naturais e varejistas online na Ásia, Europa e América do Norte.
Benefícios do cogumelo juba de leão
A utilização deste cogumelo traz muitos benefícios para a nossa saúde. Alguns deles são:
- Alivia sintomas de depressão e ansiedade – pessoas que vivem em países desenvolvidos estão mais propensas a apresentar sintomas de depressão e ansiedade. Apesar de existirem muitas causas para o aparecimento desses sintomas, a inflamação crônica pode ser um fator importante. Pesquisas recentes descobriram que o extrato de cogumelo possui efeitos anti-inflamatórios que reduzem os sintomas de ansiedade e depressão, auxiliando na regeneração de células cerebrais e em um melhor funcionamento do hipocampo, que é uma região do cérebro encarregado de processar as memórias e as respostas emocionais;
- Reduz o risco de doença cardíaca – grandes quantidades de colesterol oxidado, obesidade, triglicerídeos altos e uma maior tendência a ter coágulos sanguíneos são os principais fatores de risco para ocorrerem as doenças cardíacas. Estudos realizados em camundongos e ratos comprovam, portanto, que o extrato de cogumelo juba de leão pode melhorar o metabolismo de gordura e reduzir os níveis de triglicerídeos;
- Auxilia no gerenciamento de sintomas de diabetes – esta é uma doença provocada pela perda da capacidade do corpo controlar os níveis de açúcar no sangue. A diabetes em nível crônico causa complicações como, por exemplo, danos nos nervos, mãos e pés, perda de visão e doença renal. Com o uso do cogumelo poderá melhorar o controle do açúcar no sangue diminuindo algumas dessas complicações.
Existem muitos outros benefícios, entretanto ainda são necessários mais estudos para que se descubra mais.
É difícil cozinhar cogumelos juba de leão?
Como vimos anteriormente, não é difícil cozinhar cogumelo juba de leão, na verdade, você pode cozinhar normalmente até fritar se preferir.
O que precisa de atenção apenas é que ele absorve muita água, então é necessário que aperte bem, caso contrário pode alterar o gosto e a textura dos pratos que se quer fazer.
Combina com vários ingredientes basta usar sua inspiração para criar pratos incríveis.
Gostou deste artigo? Acesse nosso blog e conheça mais assuntos interessantes como este.