Os cogumelos possuem uma grande quantidade de vitaminas e proteínas, sendo ideal para o consumo humano. No entanto, para consumir Agaricus Blazei, as pessoas devem ter conhecimento sobre esse superalimento.
Muito popular no Brasil, o cogumelo atualmente é cultivado em ambientes controlados, climatizados e vendido no mercado de diversas formas.
Considerado um superalimento, ele vem ganhando destaque principalmente na indústria alimentícia e farmacêutica. Já é possível encontrar todos os tipos de cogumelos no mercado, ou seja, ele se tornou uma fonte de negócios principalmente na área da saúde.
No entanto, como qualquer outro produto, alimento ou remédio, o cogumelo tem suas contraindicações. Por esse motivo, as pessoas precisam conhecê-lo melhor e saber a sua forma ideal de consumo e ter alguns cuidados.
Por isso, conheça a seguir as melhores formas de consumir o cogumelo Agaricus Blazei de forma segura e eficiente.
O que são cogumelos Agaricus Blazei?
O cogumelo Agaricus Blazei, assim como outras espécies de cogumelos, é um fungo. Este é especificamente da família Agaricaceae representada por mais de 5 mil espécies.
O cogumelo não produz o seu próprio alimento como outras plantas, por isso, ele retira os nutrientes necessários para se desenvolver de folhas secas no solo, tronco de outras plantas e galhos de árvores podres.
Muito encontrado em sua forma natural na natureza, o cogumelo fica fixado no solo ou em galhos de madeira podre.
Porém, devido às suas propriedades medicinais e benéficas aos seres humanos, atualmente ele já é cultivado em ambiente controlado e comercializado para fins alimentícios e medicinais.
Entretanto, a aparência comum do Agaricus Blazei ou popularmente conhecido como cogumelo do sol, cogumelo de Deus, cogumelo amêndoa, fungo brasileiro entre outros nomes, chama a atenção por ser carnudo e macio.
Além disso, ele tem aroma de amêndoas, sabor de nozes verdes e seu aspecto lembra um guarda-chuva.
Onde encontramos este tipo de cogumelo?
Esta é uma espécie nativa no Brasil, especificamente encontrada nas regiões serranas e de Mata Atlântica do Sul de São Paulo. Porém, também pode ser encontrado na região nordeste dos Estados Unidos e outros países.
Contudo, o cogumelo já é conhecido fora do Brasil como sendo cogumelo brasileiro, principalmente por suas propriedades medicinais e sabor inconfundível.
Em 1970, o Agaricus Blazei foi levado para o Japão, onde suas propriedades medicinais foram estudadas mais fundo e descobriu que o cogumelo tem propriedades medicinais benéficas para o sistema imunológico do ser humano.
Por isso, de lá para cá, pesquisadores e fazendeiros começaram a cultivar o fundo em todo mundo, e hoje ele é o segundo cogumelo mais consumido pelas pessoas na culinária e em forma de suplemento.
No comércio, ele pode ser encontrado em sua forma natural, seco ou em pó em supermercados e lojas de produtos naturais. Porém, a indústria farmacêutica já vende o produto em cápsulas como forma de suplementação.
O cogumelo Agaricus Blazei cura doenças?
Sabemos que os cogumelos são consumidos pelos seres humanos há centenas de anos e trazem benefícios à saúde.
Diante do sedentarismo e da vida moderna do homem, bem como as inúmeras doenças que surgiram entre a humanidade, a ciência está expandindo cada vez mais as pesquisas sobre as propriedades benéficas dos cogumelos.
As pesquisas estão concentradas principalmente na prevenção de doenças como câncer e Alzheimer. Além de como a suplementação natural deste tipo de superalimento, pode curar doenças do corpo humano.
A espécie Agaricus Blazei, no entanto, começou a despertar grande interesse nos pesquisadores científicos nos últimos anos.
Contudo, o cogumelo apresentou em pesquisas feitas pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista UNESP forte ação contra o câncer.
Por esse motivo, os cientistas avançam cada vez mais com as pesquisas a respeito das propriedades benéficas à saúde presentes no cogumelo.
No cogumelo, estão presentes:
- Vitaminas do complexo B;
- Vitamina C;
- Potássio;
- Minerais;
- Antioxidantes;
- Fibras entre outras vitaminas e minerais.
Enfim, todos esses nutrientes são benéficos à saúde. Sendo assim, contribuem para regular o colesterol, fortalecer o sistema imunológico e regular os níveis de glicose no sangue.
Benefícios do cogumelo
Como vimos, o cogumelo tem muitas propriedades benéficas à saúde humana. Mas como esse alimento pode contribuir com o nosso organismo?
Confira os principais benefícios do cogumelo a saúde:
Ajuda a controlar a ansiedade: pois possui dois nutrientes essenciais que contribuem para o aumento da serotonina no organismo, o triptofano e a vitamina B5.
Evita a anemia: o cogumelo possui ótimas concentrações de ferro e cobre, vitaminas essenciais para formação das hemácias.
Previne o câncer: o cogumelo é rico em antioxidantes e tem propriedade anti-inflamatória, e isso contribui para eliminar as células cancerígenas do organismo.
Previne doenças cardíacas: o cogumelo possui ácido gálico, flavonoides e catequinas. Esses nutrientes combatem os radicais livres dos organismos, e por isso previne a formação de placas de gordura e doenças do coração.
Fortalece o sistema imunológico: a maioria dos cogumelos são ricos em fibras Beta-glucanas. Essas fibras são responsáveis por potencializar o sistema de defesa do corpo e aumentar a imunidade.
Confira a seguir os cuidados tomados ao consumir cogumelos para que você possa aproveitar todos esses benefícios.
Cuidados ao consumir Agaricus Blazei
Mesmo que esse tipo de alimento traga muitos benefícios à saúde e ao corpo, a recomendação é consumi-lo com cautela. Ou seja, ele tem a quantidade ideal para uma pessoa ingerir e alcançar o efeito esperado no organismo.
Assim sendo, o cogumelo é como qualquer outro alimento ou medicamento que consumimos no dia a dia. Ou seja, se consumido em excesso ele pode ter efeitos indesejados ou provocar efeitos colaterais em alguns casos.
O cogumelo do sol além de consumido sob orientação e cautela, é contraindicado a um grupo específico de pessoas, confira:
- Para pessoas com doenças autoimunes;
- Crianças pequenas de até 3 anos de idade;
- Pacientes que tenham realizados enxertos de pele ou transplante de órgão;
- Pacientes em tratamento de imunossupressão.
O uso abusivo do cogumelo do sol, pode intoxicar o organismo dessas pessoas e causar náuseas, diarréias, reação alérgica e pruridos na pele.
Como consumir o cogumelo Agaricus Blazei com cuidado
Existem muitas formas de consumir cogumelos, muitas dessas formas estão associadas a tratamentos medicinais e a culinária. No entanto, ele também pode ser consumido na forma de bebida como por exemplo, o chá de cogumelo.
Entre as milhares de espécies de cogumelos catalogadas, apenas 700 são comestíveis e cerca de 200 delas são usadas para fins medicinais.
Por esse motivo, devemos conhecer bem a espécie que estamos consumindo para evitar envenenamento ou correr o risco de ser intoxicado. Confira a seguir formas de consumo seguras do cogumelo Agaricus Blazei.
Chá de cogumelo
Embora o chá de cogumelo possa trazer efeitos alucinógenos, esse não é o caso do cogumelo Agaricus Blazei.
Para fazer o chá de cogumelo, adicione 200 ml de água mineral e 5 gramas de cogumelo desidratado em uma vasilha e leve ao fogo médio. Deixe a água ferver por alguns minutos até cozinhar bem, desligue o fogo, espere esfriar e beba.
É indicado tomar um copo de 200 ml ao dia para prevenção de doenças como, infarto, derrame e Alzheimer. No entanto, para o tratamento de doenças indica-se de 2 a 5 copos ao dia.
Consumir cogumelo do sol em forma de extrato em pó
Essa é uma das formas mais práticas do consumo deste alimento. Ou seja, facilmente encontrado em cápsulas e vendido em farmácias, ou então comprado pela internet.
Para o consumo como forma de prevenção de doenças ou suplementação, um adulto precisa consumir 400 mg de extrato de cogumelo seco três vezes ao dia.
O cogumelo em pó, por sua vez, indica o consumo de 5 gramas ao dia misturado na água ou com outros alimentos para evitar engasgamentos através do pó.
Como consumir Agaricus Blazei na salada
Para consumir esse alimento de forma segura e natural, a salada de cogumelo cozido é uma das opções mais indicadas e deliciosas, confira a receita:
- 300 gramas de cogumelo da espécie Agaricus Blazei picado e cozido em água mineral por 3 minutos;
- 1 cebola roxa picada;
- 1 dente de alho pequeno picado;
- Folhas verdes ou alface a gosto;
- Suco de meio limão;
- 3 colheres de sopa de azeite extravirgem;
- Sal a gosto;
Modo de Preparo:
Em uma travessa, coloque as folhas verdes ou a alface, sobre elas o cogumelo escorrido e frio, depois o restante dos ingredientes. Em seguida misture bem e sirva na hora.
A água do cozimento do cogumelo dessa receita, pode ser tomada em forma de chá, ou guardado para outras receitas. Recomenda-se, no último caso, que a água seja guardada no freezer até ser utilizada.
Além desses modos de consumo, os cogumelos podem ser preparados assados, grelhados, sopas, massas, risoto e diversos tipos de receitas.
Atualmente, no mercado de suplementos nutricionais existem várias marcas, que contêm o cogumelo Agaricus Blazei em sua composição. Porém, para consumi-lo com segurança e eficiência, recomendamos consultar um médico ou nutricionista antes.