Um estudo recente realizado na Itália chegou a resultados surpreendentes sobre o uso de cogumelos, eles podem deixar o seu cérebro hiperconectado e aumentar a sua disposição. De acordo com os cientistas, ao ingerir uma substância chamada psilocibina, o cérebro fica hiperconectado, o que aumenta o nível de comunicação entre as regiões cerebrais.
De acordo com o IFL Science, o estudo foi feito com o objetivo de analisar se seria possível utilizar essa substância para pacientes com problemas cerebrais e os resultados foram promissores. Além de realizar mais conexões entre diferentes regiões do cérebro, a psilocibina estimula a produção de um hormônio chamado serotonina, que está diretamente relacionado à sensação de bem estar e bom humor.
Outro aspecto positivo encontrado pelos cientistas é a durabilidade do efeito, seu efeito no cérebro é duradouro. A criatividade, bom humor e capacidade de raciocinar mais rapidamente permaneceram por até 14 meses após o uso da substância.
A sinestesia também foi observada em alguns pacientes. A capacidade de ver cores mais vívidas e relacioná-las a outras coisas, como números e sons, foi um dos efeitos do uso da substância no corpo humano.
De acordo com os cientistas, o mais interessante dos resultados obtidos com o estudo é que eles vão de encontro com o que se acredita sobre os cogumelos. Ao utilizar a psilocibina, o cérebro passa a reorganizar os pensamentos de maneira mais eficiente e estável.
Por isso, no fim de 2018, a Food and Drug Administration (FDA, a Anvisa dos EUA) concedeu o caráter de Terapia Inovadora ao tratamento de depressão com psilocibina. Isso significa que os resultados iniciais das pesquisas indicam que a terapia pode ter um resultado melhor do que aquelas existentes hoje em dia. O MDMA já havia recebido a mesma classificação em 2017.
O próximo passo dos estudos é entender como a psilocibina poderá ser utilizada em remédios e ser comercializado mas é provável que essa medicação no futuro traga benefícios reais para as pessoas com problemas psicológicos e cerebrais.
Fontes: R7, Super Abril.
Leia mais: O futuro é ontem, Coachs, motivação e mudança de carreira, Vale do Silício, microdose e produtividade, Psilocibina: aliada no combate à depressão, vícios e ansiedade, Cogumelos ajudam a parar de fumar?, Microdoses de psilocibina amplificam a criatividade, Psilocibina pode tratar e combater depressão e ansiedade, Psilocibina – A substância mais segura do mundo, Cogumelos passam em 1º teste de tratamento para depressão.