Você já imaginou tratar hepatite C com Ganoderma Lucidium? A hepatite C já é considerada uma epidemia mundial, por exemplo, no Brasil anualmente cerca de 400 mil pessoas são notificadas sobre a infecção ativa do vírus HCV no fígado.
O diagnóstico geralmente é tardio, e o tratamento para a doença é muito demorado. Ainda há os efeitos colaterais causados nos pacientes pela ingestão dos medicamentos.
Contudo, a ciência vem se modernizando e já existem tratamentos comprovados para várias doenças com produtos naturais extraídos da natureza.
Este é o caso dos cogumelos Ganoderma Lucidium, que a séculos é usado para cura e prevenção de doenças em forma de suplementos, e muito presente na culinária chinesa em diversos pratos.
Vamos abordar nesse texto, como os cogumelos tem contribuído para a prevenção e a até a cura de algumas doenças. Saberá também um pouco mais sobre as propriedades medicinais do cogumelo Ganoderma Lucidium e como ele contribui para a cura da hepatite C.
Hepatite C: o que é e como ela é transmitida?
A hepatite C é conhecida pelo processo infeccioso e inflamatório do fígado. A doença geralmente é causada pelo vírus da hepatite, o HCV.
A doença ainda pode se manifestar de duas formas no corpo do ser humano, de forma crônica e aguda.
Contudo, a hepatite crônica é a forma mais agressiva da doença, pois o paciente não apresenta sintomas no estágio inicial da doença. Ela age silenciosamente no fígado e geralmente é diagnosticada quando está na sua situação mais grave.
Cerca de até 85% dos casos de hepatite C diagnosticados, podem evoluir para o estágio crônico, e em média 20% evoluem para cirrose.
Depois de estabelecido o diagnóstico de cirrose hepática, o paciente ainda corre o risco do surgimento do carcinoma hepatocelular (CHC).
A doença é mais comum em pessoas acima de 40 anos, e a sua forma de transmissão é por contato com sangue infectado com o vírus. A maioria das pessoas infectadas desconhecem a doença ou não sabem que são portadoras do vírus.
Em suma, a maioria dos infectados foram contaminados através do seu estilo de vida, como por exemplo o uso de drogas.
Formas de transmissão da hepatite C:
- Contato com sangue contaminado através do compartilhamento de seringas e agulhas;
- Reutilização de alicates ou equipamentos de manicure e pedicure;
- Através da reutilização do material utilizado para fazer tatuagens;
- Colocar piercings com materiais não esterilizados;
- Reutilização de equipamentos médicos ou odontológicos sem esterilização;
- Procedimentos cirúrgicos sem os devidos cuidados de biossegurança;
- Relações sexuais sem preservativo;
- De mãe para filho durante a gestação ou parto.
Vale lembrar que a hepatite C não é transmitida através do contato casual, abraço, beijo, água, alimentos ou leite materno.
Como diagnosticar e tratar a hepatite C?
Como dito anteriormente, a hepatite C é uma doença silenciosa e raramente apresenta sintomas aparentes antes de diagnosticada corretamente. Somente 20% dos infectados apresentaram algum sintoma relacionado com o vírus da doença.
Por esse motivo, a doença geralmente é descoberta em sua fase crônica, mais avançada. Porém, o teste para descobrir a doença é rápido, basta fazer exames de sangue de rotina, teste rápido ou teste sorológico em uma unidade de saúde.
Quando identificado o vírus ativo no paciente, ele é encaminhado para tratamento com remédios específicos para curar a infecção e impedir o avanço da doença.
Confira os principais sintomas da hepatite C:
- Dores abdominais;
- Urina escura;
- Olhos e pele amarelada;
- Fezes claras;
- Barriga inchada;
- Dor superior no lado direito da barriga.
Tratar hepatite C com Ganoderma Lucidium
Antes de falarmos do tratamento da hepatite C com o cogumelo Ganoderma Lucidium, vamos falar um pouco desse cogumelo medicinal e suas propriedades medicinais.
Para quem não sabe, o cogumelo Ganoderma Lucidium ou em japonês Reishi, é um fungo muito utilizado na medicina e culinária chinesa.
Seu corpo frutífero tem muitos nutrientes, vitaminas e poucas calorias, por isso é consumido como suplemento dietético na China e no Japão. Estima-se que essa espécie de cogumelo já faz parte da medicina há mais de 4 mil anos.
Por isso, já existem estudos científicos que comprovam a atuação benéfica das propriedades do cogumelo no organismo humano, principalmente para o tratamento de doenças do fígado e do câncer.
Saiba mais sobre esse cogumelo medicinal:
Habitat do cogumelo Ganoderma Lucidium
O cultivo controlado em ambientes climatizados do cogumelo dessa espécie, está presente em pelo menos 10 países, sendo a China e a Coreia os maiores produtores do cogumelo.
No entanto, em seu habitat natural, o Ganoderma Lucidium cresce em regiões quentes entre galhos, folhas e troncos de árvore podres, principalmente em carvalhos. O cogumelo ainda é resistente e nasce o ano todo em várias partes do mundo.
Suas principais características são um corpo frutífero longo, liso e ondulado com aspecto brilhoso, como se fosse um tipo de verniz natural. Seu caule tem cor de mogno e suas extremidades tom creme claro, podendo atingir até 15 cm de altura.
Cultivo do Ganoderma Lucidium
Nos últimos anos, com ajuda da tecnologia, os cientistas e pesquisadores expandiram o comércio do cogumelo. Atualmente a indústria farmacêutica distribui o cogumelo como suplemento alimentar em cápsulas, pó ou desidratado para o mundo todo.
Contudo, mesmo que ele nasça o ano inteiro em várias regiões do mundo, essa espécie de cogumelo está escassa na natureza.
Suas propriedades benéficas à saúde tem exigido grande demanda do produto no mercado internacional. Por esse motivo, foi necessário aumentar o cultivo deste fungo.
Na agricultura moderna é cultivado a biomassa micelar do Ganoderma Lucidium. Geralmente cultivada em biorreatores sobre substratos sólidos, substratos líquidos ou submersos.
Depois disso, ele é cultivado em troncos naturais ou sacos cheios de serragem, em temperatura e humidade controlada até a sua colheita e distribuição.
Efeitos esperados ao tratar hepatite C com Ganoderma Lucidium
Os efeitos medicinais deste cogumelo se dão pela sua diversidade de compostos químicos. Como por exemplo:
- Proteínas;
- Aminoácidos;
- Ácidos graxos;
- Enzimas;
- Alcalóides;
- Esteróides;
- Triterpenóides;
- Polissacarídeos.
Essas substâncias, portanto, atuam no organismo humano de diversas maneiras, trazendo muitos benefícios a aqueles que o consome diariamente de forma correta e sob orientação.
O cogumelo ainda tem como função aumentar a produção de ATP (molécula de adenosina trifosfato), e isso melhora a imunidade do corpo.
Sendo assim, o corpo permanece mais saudável, e isso previne doenças futuras. Bem como o combate de doenças existentes, como por exemplo a hepatite C e o câncer de fígado.
Confira os benefícios do cogumelo Ganoderma Lucidium para o corpo e para o tratamento da hepatite C:
- Protege o fígado;
- É analgésico;
- Antitumoral;
- Anti-inflamatório;
- Diminui a fadiga;
- Tem antioxidantes;
- Inibe o crescimento de tumores;
- Reduz o colesterol;
- Desintoxicação do organismo;
- Melhora a circulação sanguínea.
Benefícios do cogumelo Ganoderma para o fígado
O fungo cogumelo, tem inúmeras propriedades preventivas, em especial o cogumelo Ganoderma. Ele protege principalmente o organismo de vírus e atua como um poderoso anti-inflamatório.
Além disso, ele protege o fígado dos danos causados pelo álcool e a má alimentação, entre outros fatores físicos ou biológicos presentes no organismo.
Nos doentes em estágios iniciais de doenças hepáticas pelo uso de álcool, o cogumelo pode contribuir de maneira significativa para a melhora do paciente.
Ele contribui também, para a melhora de pacientes com hepatite B e enzimas hepáticas elevadas.
A hepatite, porém, é bem difícil de ser eliminada do corpo, e o tratamento pode durar até 6 meses ou mais, causando muito mal-estar no paciente. E, mesmo após o tratamento, ainda há uma chance de a doença reaparecer no organismo.
A suplementação com cogumelo Ganoderma, no entanto, acelera a cura eliminando os químicos armazenados no fígado. Isso acontece porque os antioxidantes presentes no suplemento eliminam os radicais livres do corpo e isso promove a regeneração hepática.
Contraindicação do uso de cogumelo
Embora o cogumelo tenha muitas propriedades benéficas à saúde humana, ele tem algumas contra indicações. Ou seja, algumas pessoas não podem fazer o uso do cogumelo sem orientação, como por exemplo pacientes que tenham hipertensão.
Bem como mulheres grávidas e crianças de até 3 anos, devido a falta de informação sobre o consumo do fungo por esse grupo.
Como tratar hepatite C com Ganoderma Lucidium
Ingerir o cogumelo in natura é mais difícil, mesmo porque o sabor do Ganoderma é descrito como amargo. Então, consumir o suplemento em cápsulas é o mais indicado.
Normalmente indica-se ingerir uma cápsula uma hora antes das principais refeições. Contudo, o tempo de tratamento é determinado por um especialista da saúde, bem como a dose máxima diária.
Mesmo que seja natural e benéfico a saúde, para incluir o Ganoderma Lucidium na sua suplementação alimentar a fim de prevenir doenças, é sempre importante ter o acompanhamento de um médico.
Além disso, para obter todos os benefícios do cogumelo, inclua na sua alimentação diária, alimentos saudáveis, evite o uso excessivo de álcool e siga sempre a orientação de um médico.
Enfim, é importante lembrar que o uso do cogumelo como suplemento alimentar não substitui o tratamento prescrito pelos médicos para cura da hepatite C.
Gostou do conteúdo? Então acesse nosso site para saber mais sobre o assunto!