Embora não pareça, existe um elo entre os cogumelos Agaricus blazei e os tratamentos contra depressão. No entanto, trata-se de algo praticamente imperceptível e que pode ajudar a vencer um quadro depressivo.
Uma pessoa depressiva enfrenta um quadro de tristeza profunda e isso ocasiona uma série de perdas. Portanto, o sono, os hábitos de vida, o humor e até o sistema imunológico sofrem algum tipo de impacto pela depressão.
É justamente para minimizar parte desses efeitos que os cogumelos Agaricus blazei são boas opções. Dessa forma, confira a seguir 11 sintomas de depressão e como o cogumelo-do-sol é uma excelente opção.
Como cogumelos Agaricus blazei podem ajudar no tratamento contra depressão?
Do ponto de vista técnico, a depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração no humor da pessoa. Com isso, caracteriza-se por uma tristeza profunda e muita falta de esperança.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, em matéria que o Governo Federal do Brasil divulgou em 2022, o Brasil é o país mais depressivo da América Latina, e a depressão atinge 300 milhões de pessoas ao redor do mundo.
O tratamento contra depressão é multidisciplinar e pode envolver uma equipe de psicólogos, psiquiatras e até neurologistas. Ao mesmo tempo, trata-se de algo que deve ser individualizado e não tem data determinada para terminar.
Agora que você entendeu o que é a depressão, o próximo passo é entender como os cogumelos Agaricus blazei podem ajudar no tratamento. Para isso, foram listados 11 sintomas da depressão e como o cogumelo-do-sol auxilia a diminuir o quadro.
Tristeza profunda
Sentir-se triste uma vez ou outra é normal, mas isso não pode se tornar algo constante. Se a pessoa tem um rosto triste, olhos caídos e não olha para nada, pode significar um sinal claro de depressão.
Muitas pessoas enfrentam uma sensação de inutilidade e se acham insuficientes, mas qual a ligação disso com o cogumelo-do-sol? Os cogumelos Agaricus blazei são ricos em triptofano, que por sua vez produz niacina.
A niacina atua diretamente na produção de serotonina, ou seja, um estabilizador natural do humor. Em outras palavras, se a pessoa se alimentar de cogumelos, frango, peru e de outros alimentos, está auxiliando no tratamento contra depressão.
Falta de vontade de fazer atividades que dão prazer
Um dos principais sintomas da depressão é a falta de vontade de buscar atividades que antes geravam prazer. Afinal, a pessoa depressiva tem mudanças de humor e isso atrapalha a busca por algo que dê prazer.
Muitas vezes pode ser mais interessante para o depressivo não fazer nada, ao invés de buscar algo que dê prazer. Por outro lado, os cogumelos comestíveis contêm vários graus de proteína e fibra, mas qual a ligação disso com o esporte?
Se a pessoa se alimenta com boas fontes de proteínas e sente o corpo com energia, é mais fácil animar-se. Com o ânimo, o treino rende mais e a pessoa consegue cumprir a meta de exercícios físicos, comum aos tratamentos contra depressão.
Cansaço constante e falta de energia
A falta de energia e cansaço constante prejudicam bastante a busca por atividades físicas e as que são parte da vida, como a higiene, alimentação, etc. Quando alguém passa por todo esse cenário, é sinal de que algo não está bom.
A falta de motivação também prejudica a pessoa e é um sinal de que a depressão está acontecendo. Os cogumelos são ricos em cálcio e fósforo, assim como ajudam a melhorar o crescimento e otimizar o sistema imunológico.
Uma das formas de superar a depressão é através de uma alimentação saudável e essa é uma das vantagens que o cogumelo traz. O consumo pode ser feito através de cápsulas, extrato ou até mesmo com o preparo do alimento.
Alta irritabilidade
De acordo com um periódico registrado na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), os cogumelos Agaricus blazei auxiliam no combate ao câncer. A justificativa é o fato de melhorar a saúde e a imunidade do paciente.
Pessoas com depressão possuem uma irritabilidade constante e por isso precisam de alimentos, técnicas e tratamentos que ajudem a acalmar a mente. O cogumelo auxilia na produção de niacina, porém o que será que é isso?
Como citado acima, trata-se de um componente que auxilia o corpo a produzir serotonina e equilibrar o humor. Com mais equilíbrio, a pessoa que enfrenta a depressão consegue raciocinar melhor e sair dos extremos.
Dores e alterações no corpo
A depressão aumenta as dores de cabeça, afinal a pessoa dorme mal e sente o humor alterado várias vezes. Além disso, a sensação de peso nas pernas e aperto no peito é comum, inclusive pode levar à fraqueza do sistema imunológico.
Há relatos de pessoas que sentem as unhas caírem, as pernas incharem e muita dor nas costas, porque os hormônios estão baixos. Contudo, os cogumelos Agaricus blazei são diferentes e podem melhorar as dores de cabeça.
Segundo um periódico da Unicesumar, pessoas que consumiram o cogumelo-do-sol conseguiram sentir melhoras na dor de cabeça. Percebe-se que o efeito é positivo e auxilia na diminuição dos sintomas da pressão.
Insônia
Por mais que pareça que a insônia é apenas ter dificuldades para dormir, a realidade é que a insônia terminal também é perigosa. Trata-se de um cenário em que a pessoa acorda pela madrugada e não consegue mais dormir.
O efeito é ter um dia repleto de cansaço e uma sensação de que as pernas estão pesadas. Ao mesmo tempo, as mudanças de humor acontecem e impactam diretamente a pessoa, o que faz com que a situação piore ainda mais.
Com o cogumelo Agaricus blazei, torna-se mais fácil de conseguir dormir, pois pode auxiliar na regulação dos hormônios. Além disso, possibilita a melhora nos sintomas citados anteriormente, ou seja, é benéfico para todo o corpo.
Perda de apetite
Todos os outros sintomas podem levar a alteração do peso durante a depressão. Com isso, a pessoa não consegue levantar da cama, sente dores e se irrita com facilidade, mas o pior é a quantidade de refeições por dia.
Pessoas que enfrentam depressão comem apenas uma vez por dia e isso acontece através de muita insistência dos familiares. Como a alimentação é ruim, a absorção de nutrientes é baixa e isso reduz o peso corporal ainda mais.
Uma das vantagens dos cogumelos Agaricus blazei é que 100g deles possuem 35g de proteína. Assim, oferece mais saciedade para a pessoa a garante que ela consiga lidar com a falta de apetite de uma forma mais inteligente.
Dificuldade para se concentrar
A falta de concentração acontece durante a depressão e pode ocasionar outros sintomas, como a perda de memória. Além disso, ocasiona pensamentos negativos persistentes e a indecisão com momentos de grande desconcentração.
O trabalho é afetado, a família e vida como um todo, porém como será que o cogumelo-do-sol auxilia a minimizar esse impacto? A resposta passa diretamente pela quantidade de fósforo presente no alimento.
O fósforo atua diretamente na constituição da membrana celular e é essencial para o funcionamento pleno do cérebro. Ao consumir o cogumelo Agaricus blazei, a pessoa que enfrenta a depressão beneficia a própria cabeça.
Pensamentos negativos
O conjunto de todos os sintomas de depressão podem fazer a pessoa pensar em morte ou até em suicídio. Os sentimentos são tão graves que a pessoa começa a pensar que nada mais faz sentido.
Pessoas com depressão se questionam a todo momento se realmente vale a pena estar vivas. Em seguida, sente um estresse constante e que parece não ter fim, enquanto sentem as forças acabarem perante todas as dificuldades.
Os cogumelos Agaricus blazei contém niacina, que por sua vez, auxilia a diminuir o estresse. Ao sentir menos essa sensação, a pessoa consegue ter discernimento sobre o que acontece e enfrenta melhor a depressão.
Busca pela autodestruição
Drogas e álcool podem se tornar válvulas de escape para quem sofre de depressão. Todavia, o maior problema é o dia seguinte e o efeito de abstinência que a pessoa sentirá, coisas que pioram ainda mais a situação.
O cogumelo-do-sol, por exemplo, contém vitaminas do complexo B, que por sua vez auxiliam no fornecimento de energia. Ao mesmo tempo, isso ajuda o corpo a produzir o hormônio da felicidade, ou seja, a endorfina.
Lentidão
A depressão afeta, em alguns casos, a atividade mental e motora da pessoa. Portanto, causa agitação ou lentidão excessiva, afetando o pensamento, movimentos e até a maneira com que a pessoa fale, se o estágio for profundo.
Com função antioxidante que o cogumelo-do-sol possui, isso significa que os radicais livres são combatidos. Em termos cerebrais, é possível dizer que os cogumelos protegem o cérebro, desde que o estilo de vida seja saudável.
Se você quiser conhecer melhor o poder que os cogumelos Agaricus blazei, acesse o nosso site. Lá você encontrará muitas opções de cogumelos com ação medicinal que podem ser poderosas ferramentas para a sua saúde.