Pesquisa científica mostra benefícios do uso de psicodélicos para o diabetes

O uso de microdoses de cogumelos ainda é um tabu na sociedade. No entanto, quando utilizado da maneira correta ele pode trazer diversos benefícios para o corpo e a mente, como o tratamento contra a diabetes.

Estudos recentes apontam que o uso de psicodélicos pode gerar diversos benefícios para quem tem problemas de saúde, como a diabetes, por exemplo. 

Veja mais sobre esses e outros benefícios que o uso consciente de microdoses de cogumelos psicodélicos pode proporcionar para a sua saúde. 

Pesquisa científica aponta benefícios dos psicodélicos para o diabetes 

Pesquisa publicada pela revista Nature mostrou que as taxas de problemas cardiovasculares ou diabetes diminuem quando a pessoa é usuária de substâncias psicodélicas, como a psilocibina ou MDMA. 

O estudo obteve a participação de cerca de 375.000 pessoas e os pesquisadores separaram os resultados por sexo, estado civil, faixa de renda, nível de educação, idade, raça e o uso de outros tipos de drogas. 

Assim, chegou-se à conclusão de que as pessoas não-usuárias de drogas eram duas vezes mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e diabetes. 

Ainda que a pesquisa não aponte uma evidência de uma associação química a essa redução, uma vez que a psilocibina e outras substâncias psicodélicas não atuam diretamente nos sistemas metabólicos e cardiovasculares, os resultados podem ter natureza comportamental. 

Isso porque ao passar a ingerir essas substâncias o indivíduo passa por grandes mudanças no estilo de vida, ainda que consuma apenas uma vez. 

diabetes

Metodologia utilizada

A Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde perguntava às pessoas se já haviam utilizado alguma substância psicodélica clássica, como LSD, MDMA, mescalina, DMT, peiote ou psilocibina ao menos uma vez. Também perguntavam se eles haviam sido diagnosticados com alguma doença cardíaca ou diabetes no último ano.

Uma possível explicação para os resultados é que medicamentos como a psilocibina ou o DMT ativam os receptores de serotonina. Estas podem atuar como um inibidor de apetite, reduzindo os desejos. Entretanto, para isso era preciso o uso frequente desses compostos. Para causar assim, um impacto duradouro no peso corporal, assim como os lipídios do sangue ou em outras medidas cardiometabólicas. 

Os autores do artigo também afirmam que as novas descobertas se baseiam em estudos anteriores sobre as associações entre o uso de psicodélicos ao longo da vida e a situação da saúde física. 

Otto Simonsson, um dos autores, afirmou para o Psypost que são necessárias mais pesquisas e estudos para chegar a um resultado conclusivo. “Futuros ensaios clínicos duplo-cegos, randomizados e controlados por placebo são necessários para estabelecer se o uso psicodélico clássico pode reduzir o risco de doenças cardiometabólicas e, em caso afirmativo, por meio de quais mecanismos”. 

diabetes

Outros benefícios para a saúde

Além dos benefícios para o corpo físico, diversos estudos mostram que o uso de substâncias psicodélicas também auxiliam na melhora da saúde mental. 

Dessa maneira, o uso dos “cogumelos mágicos” pode ser complementar para o tratamento de doenças como depressão e transtorno de ansiedade, por exemplo. 

Diversas universidades brasileiras promovem estudos e pesquisas sobre o assunto, e os resultados são cada vez mais positivos. 

É preciso, no entanto, realizar a microdosagem corretamente, muitas vezes a pessoa consome uma quantidade pela manhã e pula o horário da próxima microdosagem. De acordo com John Krystal, presidente de psiquiatria da escola de medicina de Yale, nos EUA, esse é um dos principais desafios para os estudos atuais.

Artigos mais recentes

Entre na sua conta para ter acesso a diferentes funcionalidades

Esqueceu sua senha?

Perdeu sua senha? Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link por e-mail para criar uma nova senha.

Criar conta

Seus dados pessoais serão usados apenas no auxílio a sua experiência neste website, para administrar o acesso à sua conta.