As imagens iniciais do documentário Fantastic Fungi, disponível na Netflix, já dão o recado do impacto visual que permeia todo o filme.
A apresentação do tema também é bastante interessante, fazendo questão de informar o telespectador sobre a onipresença desses organismos na natureza. Os cogumelos, bem como fungos estão por todos os lados sendo parte importante nos processos de morte e vida.
A natureza é surpreendente
Desde o começo do documentário, que é narrado pela atriz norte-americana Brie Larson, imagens muito bonitas aparecem na tela. Diversas filmagens no estilo timelapse foram utilizadas na montagem do filme, mostrando assim, o processo de nascimento e desenvolvimento dos fungos.
É incrível a maneira como esses organismos vivos se transformam a partir de diversas matrizes que podem variar de um bicho morto a restos de comida abandonados a esmo.
Formas, cores e tamanhos variados
Existem cogumelos com muitos tipos de texturas, cores e formas que estão espalhados pelo planeta terra fazendo transformações fantásticas enquanto você lê este texto. A maioria das pessoas não tem ideia da utilidade desses seres. Os fungos possuem funções dentro do corpo humano, inclusive.
O micólogo Paul Stamets, biólogo especialista em fungos, que é entrevistado durante o documentário, afirma que os cogumelos representam o renascimento, rejuvenescimento e por fim, a regeneração na natureza. Eles têm o poder de reciclar outros seres e revitalizar a vida.
Fantastic Fungi: mais que uma viagem psicodélica
Dentre as variadas espécies de cogumelos existem algumas que são alucinógenas. Mas, o fato é que não é somente sobre ficar entorpecido. Teorias acadêmicas apontam que essas alterações no estado de consciência em primatas e humanos – consumidores tradicionais de cogumelos – podem explicar até a rapidez na nossa evolução.
Em um relato detalhado, Paul Stamets conta aos telespectadores como uma experiência com cogumelos mágicos na juventude o ajudou a curar seu problema com a gagueira.
A influência dos cogumelos foi tamanha na vida dele que o motivou a criar uma empresa para distribuir mais facilmente os cogumelos, a quem estivesse interessado. O empreendimento dele ainda existe na atualidade e não para de fazer novas descobertas mesmo não tendo vínculos acadêmicos.
Tratando a saúde
A medicina vem se utilizando das propriedades dos cogumelos há bastante tempo. A penicilina é o exemplo mais emblemático que temos. Depois de sua comercialização nos anos 1940, este medicamento salvou a vida de milhares de pessoas.
Fantastic fungi mostra ao público que na Ásia oriental o uso dos cogumelos como medicamentos, bem como fortalecedores da imunidade faz parte da tradição. Enquanto que a medicina ocidental, ainda não confere a mesma importância a este componente da natureza.
Muitas pesquisas já estão em curso para fomentar a descoberta e desenvolvimento da “próxima penicilina” entre os organismos fúngicos. Principalmente por conta da constante ameaça de pandemias virais em escala planetária, como o coronavírus, por exemplo.
A ação combativa dos fungos, bem como cogumelos são de grande ajuda para o desenvolvimento de alternativas medicamentosas capazes de enfrentar muitos tipos de doenças.
Resultados concretos
Desde os anos 1960 existem pesquisas na área de psiquiatria com bons resultados associados ao uso de cogumelos alucinógenos. O documentário não se priva de fazer uma crítica à demonização dos tratamentos psicodélicos liderada pelo governo norte-americano que suspendeu os avanços por mais de 20 anos.
Atualmente os estudos sobre a capacidade medicamentosa dos cogumelos não só está liberada, mas também vem apresentando resultados concretos em pacientes com ansiedade e depressão.
Gosto desse artigo? Então você pode encontrar muitos outros como esse no nosso blog, clique aqui!