Existem diversas plantas, substâncias naturais, ervas, óleos que apresentam benefícios à saúde, inclusive que podem melhorar a sua memória e neurogênese.
Nesse artigo vamos falar sobre a Juba de Leão e explicaremos os efeitos dele na sua saúde.
Continue a leitura e assim, entenda as melhorias para memória que essa substância pode te proporcionar.
O que é Juba de Leão? Ele pode melhorar a memória mesmo?
O cogumelo juba de leão, também conhecido como, Hericium erinaceus, é um cogumelo medicinal com poderosas propriedades e além disso, muito antigo.
Descoberto na medicina chinesa antiga, cada dia ganha reconhecimento como um suplemento rico em benefícios.
Além de ser um neuroprotetor, no qual já é comprovado que pode contribuir com melhorias da função cerebral, combater depressão e ansiedade, promover a neurogênese, além de diversas outras contribuições.
Algumas pesquisas apontam que o extrato do cogumelo ajuda no aumento da produção de crescimento nervoso (NGF).
NGF é uma proteína no cérebro, que tem a função crítica na sobrevivência e funcionamento dos neurônios que são responsáveis pela atenção, motivação, consciência e memória.
O que é neurogênese?
A neurogênese é um processo de criação de novos neurônios.
Logo, é um processo biológico, no qual tem possui um significado de quebra de grandes dogmas na área biológica, em que as células nervosas não se renovam e continuam iguais ao decorrer da vida.
Dessa forma, na juba de leão tem compostos que demonstraram serem úteis na renovação dos neurônios, devido às atividades na produção de Mielina, conhecida como uma camada protetora das conexões nervosas.
Benefícios do juba de leão: ele pode melhorar a memória
Até o momento, só existe um estudo que fale sobre os efeitos da juba de leão na memória e aprendizagem em seres humanos. Contudo, os resultados mostram que realmente seja um potencial cognitivo.
Foi feito um ensaio clínico no Japão em 2009, participaram alguns adultos saudáveis, contudo com leves comprometimentos cognitivos; esses receberam 3 gramas do extrato por dia, durante 16 semanas.
Ao decorrer do ensaio, os participantes foram testados, assim, os níveis da função cognitiva aumentou em cada teste, mas ao suspender a suplementação, diminuíram.
Estudos em animais, sobretudo em ratos saudáveis, nos quais receberam o cogumelo como suplemento dietético, mostraram melhorias significativas na memória de reconhecimento visual e de espaço.
Dessa forma, os resultados desses estudos e similares apresentam o potencial como suplemento cognitivo para indivíduos saudáveis e em tratamento para distúrbios neurológicos, como o Alzheimer.
Benefícios para neurogênese
Como já dito acima, o Juba de Leão ajuda no aumento do fator de crescimento nervoso (NGF). Ele desempenha um papel de plasticidade cerebral, e memória.
Os níveis elevados dessa proteína estão associados à saúde ideal do cérebro em relação à função e resiliência.
A NGF tem função também de proteger os neurônios existentes. Eles, por sua vez, são a chave para a neurogênese, e regeneração das conexões neurais que porventura foram afetadas por lesões, doenças ou até mesmo idade.
O cogumelo é um neuroprotetor muito poderoso, além de demonstrar as significativas propriedades anti-inflamatórias, bem como antioxidantes, nas quais também aumentam essa capacidade neuroprotetora.
Além desses benefícios, o Juba de Leão também se mostra eficiente para auxiliar no tratamento de ansiedade e depressão, diabetes, prevenção de doenças cardíacas, entre outros.
Gostou desse conteúdo? Então saiba que temos outros em nosso blog, sobre diversos assuntos que podem ajudar em sua saúde!