O TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) é o quarto transtorno mental mais comum no mundo, ficando atrás apenas da depressão, abuso de substâncias e fobias, atingindo aproximadamente 8 milhões de pessoas apenas no Brasil.
O TOC consiste basicamente em ter pensamentos obsessivos e inconvenientes que levam as pessoas a praticarem rituais compulsivos, como por exemplo: lavar as mãos repetidamente, não usar roupas de determinada cor, armazenar objetos inúteis, ter manias de organização, entre outros.
Como o uso dos cogumelos mágicos pode ajudar com TOC
O uso dos cogumelos mágicos para melhorias na saúde mental tem sido cada vez mais estudado por cientistas de universidades renomadas ao redor do mundo.
Um estudo publicado por Eddie Jacobs, PHD em Psiquiatria pela Universidade de Oxford, demonstra a eficácia da psilocibina (princípio ativo que faz certos cogumelos serem “mágicos”) no tratamento de TOC.
O estudo, publicado no Journal of Psychedelic Studies (“Diário de Estudos Psicodélicos” em tradução livre), afirma que a psilocibina pode redefinir padrões mentais disfuncionais em pacientes com TOC e induzi-los a ter padrões mentais normais.
O estudo de Jacobs pretende preencher uma lacuna de conhecimento sobre o TOC (cujas causas são ainda desconhecidas) e o tratamento de doenças mentais com substâncias psicodélicas.
“Os psicodélicos como a psilocibina podem interromper rigidamente os padrões repetidos de pensamento e comportamento do TOC, os quais os portadores do transtorno querem escapar, mas lutam para conseguir”, diz Jacobs em entrevista ao site New Atlas.
Nessa mesma entrevista, Jacobs afirma: “Há relatos mais antigos que sugeriam que os sintomas de TOC eram poderiam ser tratados com psicodélicos, porém muitas das pesquisas daqueles tempos não correspondem aos padrões modernos de rigor, então provavelmente é melhor considerá-las como pistas apontando em uma direção, em vez de evidências firmes por si mesmas”.
A Natureza Sana vende cogumelos in natura ou desidratados em cápsulas, que podem ser usados tanto para uso recreativo como para melhorar a saúde mental (minimizar depressão e ansiedade).